Bahia Vulcão capaz de gerar tsunami na Bahia gera alerta amarelo de erupção

16 de setembro de 2021, às 13:17

Um vulcão nas Ilhas Canárias, no litoral da Espanha, entrou em estado de alerta amarelo para uma possível erupção que pode atingir o Brasil e especialmente o litoral da Bahia com uma tsunami. Os oceanógrafos do Brasil, já afirmam que se o vulcão chegar na terceira fase emitindo um “alerta máximo” a população brasileira deve se preparar para o pior, principalmente a costa do Nordeste.

A informação da elevação de nível do vulcão foi dada pelo portal MetSul Meteorologia e confirmada pelo UOL.

Segundo a MetSul a possibilidade ainda é remota, porém digna de atenção. Devido ao vulcão, que estava adormecido há cerca de 8 décadas, começou a dar sinais de atividade moderada nos últimos dias.

“Ele não estava dando sinais de erupção, mas agora ele chegou a um segundo nível. São quatro níveis de alerta. Ele pode vir a ter uma erupção, mas não significa que essa erupção vai gerar um tsunami, mas é uma possibilidade, mesmo que mínima”, explica o pesquisador do Instituto de Ciências do Mar da UFC (Universidade Federal do Ceará), Carlos Teixeira.

A alteração de nível do vulcão, Cumbre Vieja, ocorreu pela detecção de aumento significativo nos movimentos sísmicos desde sábado (11). As atividades tectônicas, que seguem ocorrendo ao longo desta semana, são um indicativo da proximidade de uma erupção.

A hipótese de que um tsunami poderia ser causado pela erupção do Cumbre já foi confirmada em várias pesquisas sobre o tema.

“Existem diversos estudos já publicados sobre essa possibilidade de tsunami. É uma hipótese real, e ela aconteceria caso houvesse uma erupção explosiva”, conta Carlos Teixeira.

Carlos Teixeira diz que não há motivo para preocupação no momento.

Comentarios