Bahia Prefeitura de Juazeiro faz retirada de famílias ribeirinhas por causa da cheia do Rio São Francisco

17 de janeiro de 2022, às 13:32

Cerca de 25 famílias ribeirinhas da região de Juazeiro, no norte da Bahia, estão sendo retiradas de suas casas nesta segunda-feira (17), por causa da cheia no Rio São Francisco. A comunidade é vizinha à Barragem do Sobradinho. Uma força-tarefa, a cargo da prefeitura municipal foi iniciada para retirar as famílias.

A prefeitura fez um mapeamento das famílias que terão que sair das próprias casas por causa do risco de inundação aos imóveis. A mudança deveria ter ocorrido no sábado (15), mas houve resistência pelos moradores, que não queriam deixar seus imóveis.

O trabalho é realizado para evitar que a população sofra com os danos causados pela liberação de uma maior quantidade de água da Barragem de Sobradinho. A atividade teve o objetivo de mapear e ofertar ajuda às famílias, informando sobre os riscos de terem suas residências invadidas.

O Rio São Francisco está oito metros e 24 centímetros acima do normal – a maior cheia dos últimos 14 anos. A cidade Bom Jesus da Lapa também está sendo bastante atingida. Restaurantes que ficam na área ribeirinha foram inundados e a população foi orientada a deixar os imóveis.

Comentarios