Brasil Comissão Mista da Reforma Tributária recebe Paulo Guedes na próxima quarta (5)

31 de julho de 2020, às 20:35

A Comissão Mista da Reforma Tributária deve se receber na próxima quarta-feira (5) o ministro da Economia, Paulo Guedes. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (31), quando o colegiado retomou as atividades da comissão. O grupo passará a se reunir virtualmente.

Na reunião, que aconteceu para “não alterar o humor do mercado”, os parlamentares expressaram suas expectativas em relação à reforma. De acordo com informações da Agência Brasil, o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator da comissão, avaliou como positiva a proposta de tributação do consumo, sem diferenciar bens e serviços.

“Essa reforma tem que enxergar um país que tem extrema concentração de renda, um fosso de desigualdade enorme. O que nós precisamos é enxergar essa reforma como instrumento de transformação do ponto de vista de estrutura”, afirmou.

O senador José Serra (PSDB-SP) se colocou contra a retomada das atividades da comissão, devido à pandemia do novo coronavírus, por entender que o Congresso deve reunir esforços no combate à doença. No entanto, o presidente da comissão, senador Roberto Rocha (PSDB-MA), entendeu que é preciso tratar da “saúde das pessoas jurídicas”, problema tão sério quanto a saúde das pessoas.

“A reforma tributária, sem dúvida, é uma ferramenta indispensável na retomada do desenvolvimento e dos empregos”, acrescentou o presidente, que quer uma proposta pronta para votação já na primeira quinzena de outubro.

Os parlamentares devem analisar duas propostas de reforma: A PEC 45/2019, de autoria da Câmara, e a PEC 110/2019, do Senado.

Comentarios