Bahia Chapada Diamantina: Seus encantos e a cachaça da Reserva do Lima

Redação Liderança News/ Manuela Bispo

25 de setembro de 2015, às 21:08

 

Foto: divulgação/ facebook

Foto: divulgação/ facebook

 

Foi na  mais alta cidade serrana de todo o Nordeste (1180m de altitude) e a mais antiga povoação da Chapada Diamantina, chamada Piatã,  que a equipe do Liderança News encontrou, na fazenda Vão, Seu Lima, um simpático senhor que nos levou à novas descobertas. Sabe o que Seu Lima é? Cachaceiro artesanal.

Seu Lima trabalha há 40 anos com a produção de cachaça na cidade de Piatã, bem pertinho de Abaíra – que é conhecida como a terra da cachaça -, por ser líder na produção de água ardente. As bases da economia do lugar é o comércio da cachaça, e na praça principal podem ser vistos monumentos ligados a cachaça da região. Seu Lima é o fundador da Cooperativa da Cachaça de Abaíra, depois de um certo tempo ele resolveu começar a armazenar a bebida em barrios de carvalho deixando-a “envelhecer” por cerca de quatro anos. Seu Lima aos poucos virou um empreendedor de sucesso com a “Reserva do Lima”, nome que ele deu a sua empresa e fez todo o processo de registro. Mas seu Lima não só coloca a cachaça no barril e deixa descansar, ele tem um filho bioquímico que o ajuda no teste de resíduos, filtragem e acidez, para que no final do processo saia a melhor das cachaças da Chapada.

“O sabor da minha cachaça é diferenciado. Tenho prazer e orgulho no que faço! Até quem não bebe bebida alcoólica faz questão de experimentar. Sempre sugiro que tomem a cachaça gelada!”, disse seu Lima. Questionado pelo Liderança News – que pelos dizerem populares, cachaça é uma bebida que se toma quente – Seu Lima explica que o produto final dele é melhor gelado. A equipe do Liderança News experimentou e aprovou a melhor cachaça da região. Quando for na Chapada Diamantina, além de visitar as grutas, não esqueçam de procurar Seu Lima. Vale muito a pena conferir.

 

 

IMG-20150925-WA0015

Foto: divulgação/facebook

IMG-20150925-WA0016

Foto: divulgação/facebook

 

Confiram a FanPage de Seu Lima : https://www.facebook.com/Reserva-do-Lima-1589419491335943/timeline/

Comentarios