Salvador Centro Pop auxilia pessoas em situação de rua com apoios jurídico e psicológico

29 de abril de 2021, às 12:36

A população em situação de rua de Salvador conta com um espaço especializado no acolhimento e auxílio no município. O Centro POP, coordenado pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), possui quatro unidades espalhadas na capital e promove atividades para o desenvolvimento da sociabilidade, além do fortalecimento de vínculos com amigos e familiares. O objetivo é proporcionar ao público atendido a construção de novos projetos de vida.

No Centro POP Mares, que funciona das 8h às 17h, os assistidos contam com apoios jurídico, psicológico e espaço para banho, das 9h às 16h, além de local para lavagem de roupas, que funciona a partir das 10h. Com capacidade para 180 atendimentos por dia, a unidade chega a servir uma média de quatro mil refeições (café da manhã e lanche da tarde) ao mês. O local também oferta um espaço com cadeiras e estante de livros, porém a área está restrita durante a pandemia para evitar aglomerações.

Atenta às necessidades desta população, a diretora de Proteção Social Especial da Sempre, Kelly Morais, salienta que o espaço é uma porta de entrada dessas políticas. “Uma referência para a convivência de pessoas em situação de rua ou passando pela cidade em condições de vulnerabilidade social”, diz.

Os usuários dos Centros POP recebem atendimento individualizado e, caso necessário, podem ser encaminhados a unidades de Acolhimento Institucional (UAI) da Prefeitura. Para conhecer os serviços de atendimento e acompanhamento do Centro POP, basta acessar o site http://www.sempre.salvador.ba.gov.br/centro-pop/.

Kelly Morais também lembra que o cidadão que queira encaminhar um conhecido para o Centro POP pode fazê-lo através do Fala Salvador 156. A partir disso, haverá uma apuração na central de vagas para ver qual unidade o sujeito será encaminhado. Para as pessoas que vieram do interior ou estão de passagem, a estrutura avalia se já recebem um benefício como o Bolsa Família, para caracterizar a vulnerabilidade e oferecer o auxílio viagem.

Demanda crescente – A coordenadora do espaço, Sueyde Ribeiro, salienta que o centro é um serviço de portas abertas, com o objetivo de dar apoio a quem precisa. Com a pandemia, Sueyde afirma que houve uma crescente demanda pelo local de quase 100%. No local, a equipe procura auxiliar no acolhimento, na oportunidade de fazer com que as pessoas voltem ao convívio familiar, e a interagir com a comunidade.

Os assistidos pelo Centro POP podem usar o endereço do local como referência para documentos ou para inserção no Cadastro Único. Lá, eles também recebem encaminhamentos para retirada de documentos pessoais, guardam pertences, pesquisam vagas de emprego, fazem higiene pessoal e recebem alimentação.

Um dos acolhidos é Moisés Ferreira Santos, de 40 anos. Ele frequenta o Centro Pop desde a inauguração, há quatro meses. Além das refeições, ele procura uma vaga de emprego para retornar à sua rotina.

Desempregado, ele recebia auxílio moradia, mas precisou devolver a residência, onde morava de aluguel. Com olhar de esperança, Santos aguarda uma oportunidade de vaga em um albergue, algo que ele almeja há tempos. “Quanto menos tempo nesta situação pra mim, melhor”, confessou.

Outro frequentador do centro é Clebson Oliveira. Aos 39 anos, ele mora na rua há duas décadas, entre idas e vindas. Natural de Feira de Santana, ele veio para a capital em busca de uma oportunidade melhor de trabalho, mas não foi fácil.

Oliveira diz que o atendimento no espaço é ótimo, ajuda a resolver os problemas e que, neste momento, conta com apoio do advogado do centro em uma causa na justiça. “Todos aqui são gente boa, eles cuidam da gente de verdade. Sou muito agradecido, com a glória de Deus”, disse.

Confira o endereço dos Centros POP de Salvador:

Centro POP Vasco da Gama
Avenida Vasco da Gama, 2257, Vasco da Gama
Referência: última passarela sentido Dique
Telefone: (71) 3266-8426

Centro POP Itapuã
Avenida Dorival Caymmi, 635, Itapuã
Referência: em frente ao Posto de Gasolina Larco / Madeireira Itapuã/ próximo à Prefeitura Bairro
Telefone: (71) 3266-8427

Centro POP Mares
Rua do Imperador, 56, Mares
Referência : ao lado da Sindiferro
Telefone: (71) 3409-8830

Centro POP Dois de Julho
Rua Augusto França, 125 – Dois de Julho
Telefone: (71) 3266-8433

Comentarios